
Economia e sustentabilidade impactam na gestão das empresas
A setorização do consumo de água e energia é uma das principais medidas para economizar gastos em uma planta industrial ou em empresas de pequeno, médio e/ou grande porte. Além do custo financeiro com diversas fontes de utilidades, a gestão percebe também uma vantagem com relação aos custos de homem/hora. Quando o consumo é setorizado, as ações passam a ser ainda mais imediatas e precisas com relação ao que se tem gastado.
Além do mais, setorizar os hidrômetros e controlá-los separadamente, assim como faz a plataforma da Hidrometric, proporciona maior exatidão na medição. E por que a plataforma IoT, neste caso, é tão importante? Quando a medição é feita por mãos humanas, pode apresentar erros com relação à leitura, horário e contagem do consumo diário. Tem também o fato de que a medição manual não identifica falhas no abastecimento, como acontece com o controle via IoT, uma vez que é possível detectar onde estão os gargalos.
Setorização e sustentabilidade
Além da economia, setorizar o consumo de água e energia contribui com as práticas sustentáveis da indústria em questão. Isso porque ela passa a ter um aumento na eficiência energética e na redução dos custos operacionais. Cada vez mais, as organizações estão dependendo de ferramentas para possibilitar uma melhor gestão das utilidades, produzindo análises assertivas para a tomada de decisões.
Sendo assim, a procura pela setorização das plantas tem aumentado consideravelmente. O objetivo é quantificar o consumo para a melhor gestão possível dos processos industriais. Como resultado, a empresa passa a ter uma maior redução dos custos, mais sustentabilidade e eficiência operacional.
Exemplo prático
Com a Indústria 4.0, todos os processos de manufatura estão sendo reinventados a fim de se obter mais eficiência e um maior detalhamento dos custos de cada produto. E a setorização do consumo de água e energia entra neste escopo.
Vamos exemplificar com uma fábrica de autopeças. O custo da energia na fabricação das peças e componentes é elevado. No entanto, esse valor nem sempre é quantificado diretamente sobre as próprias máquinas relacionadas ao processo. Se essa fábrica tem 25 equipamentos, ao instalar um sistema apropriado, torna-se possível medir o consumo de energia de cada máquina em questão. O sistema – como o que a Hidrometric fornece – ajuda a entender como é dividida a energia que a indústria recebe, compartimentando por quadro de energia ou por maquinário. Assim, é possível mensurar fator de potência, amperagem, voltagem e outros parâmetros.
E o mesmo vale para a água. Ela nem sempre é controlada por setor ou atividade. Algumas indústrias fazem o uso intensivo deste recurso, mas não quantificam em detalhes. Um bom sistema é capaz de monitorar bombas de poços, mesmo que elas estejam estabelecidas em grandes profundidades. Isso facilita a programação de manutenções preventivas. Com isso, não aprimoram a sua análise de custos sobre os produtos fabricados, por exemplo. A propósito, essa pode ser a diferença entre muitas empresas concorrentes. Tudo tem grande impacto no segmento fabril.
Além das máquinas, entram na lista da setorização, por exemplo, ar-condicionado, bebedouros, luzes, câmaras, equipamentos para a movimentação e armazenagem das peças, equipamentos de cozinha, escritório, etc. Tudo pode ser contabilizado por setor e atividade para viabilizar o consumo consciente e eficiente.
Resultados
As indústrias que apostam em projetos para a setorização do consumo dos bens podem economizar não somente com os gastos diretos, como também obter uma economia indireta dos demais consumíveis relacionados ao processo de fabricação dos produtos finais. A propósito, a base para isso tudo que acabamos de apresentar são os indicadores. Sem dados não é possível obter uma gestão excelente. Mas, como conseguir tais informações?
Para atingir tais valores, é preciso aplicar uma instrumentação adequada e um sistema de controle e leitura remota via IoT, cuja plataforma seja capaz de coletar dados sobre o consumo de água e energia, bem como disponibilizá-los em tempo real ao gestor da empresa, conforme os setores em que a medição vem sendo feita.
A plataforma da Hidrometric, por exemplo, é capaz ainda de comunicar desvios operacionais, de modo que seja possível estabelecer diagnósticos e resolver os problemas apresentados, evitando gastos desnecessários e conferindo confiabilidade aos processos.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria