Um dos setores que mais consomem água no Brasil
Vital para a sobrevivência, a água é também um recurso fundamental para a produção de alimentos por meio do plantio e da colheita. A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água em todas as etapas dos processos, incluindo a manutenção das lavouras. Seja qual for a região do Brasil, os recursos hídricos são de uso exponencial.
E o agronegócio é um dos que mais consomem água. Para se ter uma ideia, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura mundial consome cerca de 70% do montante de toda a água consumida no planeta. Aqui no Brasil, o número é ainda maior: cerca de 72%.
E por que é tão importante controlar o uso dos recursos hídricos no agronegócio? Os números acima já falam por si, mas a Hidrometric faz questão de alertar que é imprescindível controlar a quantidade de água que vem sendo utilizada para a irrigação, por exemplo, a fim de não comprometer a vazão. Além disso, o empresário pode entender melhor o que vem sendo gasto e aprimorar o controle desse consumo.
Pivôs de irrigação
Para um melhor controle do uso dos recursos hídricos no agronegócio, é essencial monitorar os pivôs de irrigação. Trata-se de um sistema que permite irrigar as terras de maneira otimizada. Ele consiste em diversos maquinários, com destaque para o pivô central fixo, o central rebocavel e o pivô lateral. Os agricultores utilizam o pivô para ter mais precisão na irrigação, com a quantidade certa de água e fertilizantes, conforme a demanda de cada cultura.
A ideia é reduzir os custos operacionais e de mão de obra, otimizando os resultados. No entanto, o pivô deve ser monitorado, de modo a não perder o controle do uso da água, uma vez que o prejuízo pode ser grande caso isso não aconteça. Por exemplo, é possível setorizar a telemetria por pivô para comparar o que mais consome e onde pode estar o gargalo. Somente assim, o agricultor pode considerar que otimizou de fato a sua cultura. Ou seja, ele saberá de onde pode tirar e para onde deve enviar mais água. Trata-se de uma oportunidade de administrar os recursos hídricos sem a possibilidade de perdas excessivas e desnecessárias.
Entre as vantagens do monitoramento dos pivôs de irrigação, temos:
1. Operações mais simples e eficientes;
2. Economia no consumo dos recursos hídricos;
3. Redução do uso de energia elétrica;
4. Economia com a mão de obra;
5. Possibilidade de controlar a irrigação e melhorar a qualidade dos produtos;
6. Controle de irrigação a distância;
7. Adaptação dos pivôs para diferentes culturas e solos.
Case Hidrometric
A Hidrometric entende a importância do monitoramento da água no agronegócio e por isso oferece um sistema completo, que traz facilidades para o setor de agronegócio. Para que você saiba das vantagens que falamos anteriormente, dividiremos um case do portfólio da empresa.
Um dos nossos clientes optou por empregar sistemas de monitoramento e controle de recursos hídricos em sua fazenda localizada em Sorocaba, interior de São Paulo.
O empresário solicitou a instalação do sistema da Hidrometric com o objetivo de controlar toda a área de irrigação do terreno. O monitoramento foi setorizado em sete pontos de captação e irrigação. O consumo é de 4.700m3/mês ou 4.700.000,00 litros. Como resultado, foi possível administrar melhor o consumo da água na plantação e obter melhores resultados, sem gastos desnecessários.
Isso porque monitorar os sistemas de pivô de irrigação é uma maneira de trazer economia, praticidade e inteligência ao processo produtivo. O objetivo é unir praticidade e eficiência tanto no plantio direto quanto em outros tipos, incluindo o mercado granjeiro e agro bovino, por exemplo. O que podemos dizer é que se trata de um investimento que recompensa o manejo da produção e mantém a conformidade da agricultura com as normas dos órgãos brasileiros.
Se quiser otimizar o consumo de água e a produtividade de sua lavoura, entre em contato com a Hidrometric e saiba mais.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria