
Hidrômetros individuais são obrigatórios em condomínios novos
A setorização dos hidrômetros em condomínios residenciais agora é obrigatória. A lei 13.312/2016 tornou obrigatória a instalação de hidrômetros individuais em condomínios novos, entregues a partir de 2021 em todo o Brasil.
Mas, a setorização não é apenas obrigatória. É uma medida inteligente em termos econômicos. Ela é viável e beneficia tanto os moradores quanto o próprio condomínio. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, pois inibe desperdícios. Com ela, cada morador é responsável pelo seu gasto mensal. Dessa forma, obtém-se um consumo mais consciente.
O Brasil, apesar de sua situação ambiental ainda privilegiada se comparada a de outros países, enfrenta problemas com a situação dos reservatórios, principalmente, em épocas de poucas chuvas. Tal fato também impacta na questão da setorização dos hidrômetros nos condomínios. Com ela, além de o morador pagar apenas pelo que consome, corre menos risco de racionamento, já que o desperdício de água será menor por parte de todos.
Por isso, a setorização de hidrômetros é uma medida que gera economia, ainda que, a princípio, pareça cara. A médio prazo, entretanto, os síndicos que buscam contenção de gastos e todos os moradores, em geral, entendem que a setorização dos hidrômetros para a individualização do uso da água é a melhor saída. Basta fazer as contas: na ponta do lápis, sai mais barato setorizar o hidrômetro.
Tanto é que o aumento de pedidos para a setorização acontece entre setembro e novembro, quando a discussão sobre a crise hídrica está mais em alta. Talvez valha a pena sair da fila e fazer essa mudança antes de a demanda aumentar.
Setorização: direito e obrigatoriedade
A setorização dos hidrômetros para a individualização da água por apartamento é uma questão econômica, ambiental, mas também é uma questão de justiça. Afinal, com ela, cada morador paga apenas pelo que consome.
Vamos pensar assim: uma pessoa mora sozinha e trabalha fora o dia todo. Significa que ela consome menos água em relação uma família (3, 4 ou mais pessoas). É justo que ela pague a mesma taxa que o apartamento com mais moradores? Ou é mais correto que ela pague apenas pelo que utilizou? Se a sua opção for a segunda, você também concorda que a setorização dos hidrômetros é o melhor caminho. A propósito, estudos indicam que a economia pode chegar a 40% – um número considerável para quem quer reduzir gastos desnecessários.
A Lei 13.312/2016 diz o seguinte, em seu artigo 1º: “Esta Lei torna obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais”. Isso significa que os novos condomínios têm a obrigatoriedade de possuir o shaft hidráulico para a medição da água.
No entanto, mesmo que a lei obrigue apenas os empreendimentos mais recentes, é importante que os mais antigos tenham ciência da importância da individualização da água. Para os moradores, para a natureza e para o próprio prédio. Vale pensar nesse investimento e implementar um sistema dedicado, mesmo porque a própria obrigatoriedade contribuiu para que o custo da implementação ficasse mais acessível para os condomínios. Vale pesquisar qual dos sistemas é o mais viável: por radiofrequência, digital ou de leitura pulsada.
Modernização
Neste sentido, vale ressaltar também a importância da modernização do serviço de setorização de hidrômetros e do monitoramento do uso da água. A Hidrometric, por exemplo, é especializada em gerir e monitorar recursos hídricos, inclusive, em condomínios residenciais. A empresa atua por meio de um sistema avançado de telemetria, com a emissão de relatórios personalizados e uma plataforma com recursos efetivos.
Resultado: otimização da gestão dos custos do condomínio e de cada apartamento, economia, sustentabilidade, preservação do nível ideal na caixa d’água etc. A Hidrometric possui um sistema homologado por órgãos competentes para realizar o trabalho de monitoramento e fiscalização da utilização dos recursos hídricos. Além disso, presta consultoria de análise de dados para que o condomínio tenha as melhores condições possíveis de abastecimento e utilização da água, refletindo tais benefícios aos moradores.
Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas. Estão à sua disposição.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria