O monitoramento dos reservatórios é uma medida para obter resultados duradouros, que visa observar e acompanhar dados quantitativos e qualitativos
Independentemente se o reservatório está instalado em um condomínio, empresa, indústria, hospital, supermercado, shopping ou outro estabelecimento comercial, é imprescindível que ele esteja em pleno funcionamento e cumprindo com todas as indicações dos órgãos regulamentadores. Além de prejudicar o fornecimento da água, um reservatório mal controlado pode lesar o meio ambiente, a saúde, a economia de uma empresa e, consequentemente, a sua competitividade no mercado.
É fundamental medir os níveis dos reservatórios de modo que seja possível tomar decisões mais assertivas, medidas corretivas e também preventivas em favor de todos os usuários dos recursos hídricos. Dessa maneira, a água não tende a faltar e, muito menos, transbordar – o que seria um problema irreparável.
A medição vem sendo cada vez mais utilizada por empresas, indústrias e comércios Brasil afora. Hoje em dia, não se trata apenas de controlar o gasto com a água, mas também de mostrar medidas ecologicamente corretas, gerar segurança e conseguir espaço entre as mais bem-conceituadas companhias do mercado – afinal, responsabilidade ambiental é um dos pilares do ESG.
Trata-se de uma solução valiosa para acompanhar o funcionamento do reservatório e ter todas as informações armazenadas. Conhecedora deste contexto, a Hidrometric pode contribuir para que sua empresa se destaque neste cenário. E o primeiro passo é a informação. Então, vamos aos principais pontos sobre a importância de controlar os níveis dos reservatórios.
O que é monitoramento de reservatórios?
O monitoramento dos reservatórios é uma medida com resultados duradouros, que visa observar e acompanhar dados quantitativos e qualitativos. Somente assim é possível realizar uma gestão eficaz dos recursos hídricos.
Tal controle pode ser feito de diferentes maneiras, entre elas, automaticamente, com ferramentas on-line capazes de fornecer informações importantes a serem monitoradas. Por exemplo, os poços artesianos, podem ser acompanhados em diferentes aspectos, tais como nível, volume, vazão, pH e temperatura. Todos eles são de extrema importância para o sistema hídrico como um todo.
Por que medir o nível dos reservatórios?
Entre as principais motivações para o monitoramento dos reservatórios de água estão a economia, a efetividade de processos e a sustentabilidade. Para se ter uma ideia, o Brasil apresenta mais de 2,5 milhões de poços artesianos, o que mostra a importância de monitorar os reservatórios. Outros motivos podem ser conferidos a seguir.
1. Segurança
A segurança hídrica contribui com a capacidade de gerenciamento de uma empresa, independentemente do segmento em que ela atue. Isso porque o monitoramento prevê as manutenções preventivas e evita a necessidade das corretivas.
2. Produtividade
O monitoramento contribui com a produtividade da organização, uma vez que auxilia na adequação de normas, equipamentos, horas trabalhadas etc.
3. Economia
O controle hídrico evita diversos gargalos, entre eles, a troca de equipamentos. Proporciona ainda um melhor uso dos níveis do reservatório, entre outros. Além disso, é possível obter informações sobre os melhores horários para o consumo dos recursos, o que favorece uma economia de, pelo menos, 15%.
Baixo investimento
Diferentemente do que muitos pensam, o monitoramento dos reservatórios não exige grandes investimentos. Saiba que os valores são acessíveis e destinados a implementação dos sistemas de controle. A instalação dos equipamentos também é simples.
Para realizar o processo, a Hidrometric oferece uma plataforma on-line que atua em conjunto a um hardware que trabalha em campo juntamente com sensores aptos a colher informações precisas. O software, por sua vez, apresenta todas as informações que são acompanhadas em tempo real pelos usuários, que acompanham minuto a minuto as condições do reservatório e obtém vantagens indiscutíveis.
Para saber mais sobre a plataforma oferecida pela Hidrometric, contate nossos especialistas.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria