
A principal diferença entre a Indústria 5.0 e a 4.0 é o foco em acrescentar a contribuição humana às máquinas, utilizando novas tecnologias para a capacitação dos colaboradores
A tecnologia de automação tem transformado o mercado. A inovação otimiza as operações e a sua evolução torna os processos cada vez mais efetivos. Esse conceito é chamado de Indústria 4.0 – revolução que defende a automação das operações industriais. No entanto, ele já foi atualizado.
As exigências do próprio mercado elevaram o nível das técnicas e resultaram na Quinta Revolução Industrial – a chamada Indústria 5.0. Você já ouviu falar? Trata-se de um cenário em que pessoas, sistemas e máquinas tendem a trabalhar juntos, tornando as estratégias mais eficazes e os resultados mais próximos possível do esperado.
A Hidrometric preparou este conteúdo para que você compreenda melhor o que é a Indústria 5.0 e como ela pode impactar o mercado. Confira o que a Quinta Revolução Industrial tem de melhor.
O que é?
A Indústria 5.0 é a ideia que une as pessoas às máquinas, aos sistemas e aos robôs. Estes últimos, por sua vez, são desenvolvidos para ajudar os humanos em trabalhos estrategicamente elaborados, de maneira mais inteligente e rápida. O objetivo é aproveitar tecnologias avançadas como a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data. Para resumir, a Indústria 5.0 veio para adicionar a mão de obra humana como um pilar da automação e toda a eficiência da própria Indústria 4.0.
Ou seja, à medida que as máquinas se tornam mais inteligentes, a indústria 5.0 visa difundir os recursos de computação cognitiva com a inteligência humana, gerando plena desenvoltura para as operações colaborativas. Essa sinergia, portanto, pode abrir portas para inúmeras oportunidades, tanto para indústria quanto para o mercado em geral.
E a boa notícia é que, como a Indústria 5.0 ainda engatinha, poderemos contar com novas ações estratégicas com vistas a integrar profissionais humanos aos sistemas mecânicos. Vamos aguardar, porque com certeza colheremos benefícios incontáveis.
Objetivos
A principal diferença entre a Indústria 5.0 e a 4.0 é o foco em acrescentar a contribuição humana às máquinas, utilizando novas tecnologias para a capacitação dos colaboradores. Um dos principais objetivos é justamente valorizar a mão de obra qualificada e trazer o ser humano novamente ao chão de fábrica. As pessoas não podem ser subestimadas. Portanto, vale destacar outros objetivos da revolução em questão:
1. Mudança de cenário: o foco deixa de ser os robôs autônomos e passa a ser as soluções robóticas e máquinas inteligentes que possam apoiar e melhorar o trabalho humano;
2. Os trabalhadores devem ser reposicionados. Da linha de montagem para trabalhos mais criativos. As operações repetitivas ficarão a cargo das máquinas. Já as pessoas poderão contribuir com suas experiências e sugestões;
3. A automação deixa de ser excessiva;
4. As linhas serão mais equilibradas quanto à automação e o trabalho humano. Isso tende a otimizar a manufatura;
5. O cliente ganhará uma melhor experiência, com a personalização dos produtos, que poderá acontecer por linha de produção;
6. A construção das cadeias de suprimentos será mais responsiva e mais bem distribuída;
7. Produtos de consumo ativados pela experiência (interativos) serão projetados e fabricados;
8. Melhor abordagem dos riscos à segurança e a vulnerabilidade dos sistemas de automação industrial interconectados.
Impactos
Muito se fala sobre os impactos que a robótica pode causar, não somente no mercado industrial, mas na vida humana e no mercado em geral, quando atua em parceria ao ser humano. Todo segmento tem ligação direta com a indústria, seja ele moveleiro, de shoppings, supermercados ou farmacológicos. Portanto, é importante saber mais sobre a Indústria 5.0.
Fato é que, embora os robôs sejam confiáveis e melhores nos trabalhos repetitivos e que exigem precisão, eles necessitam da adaptabilidade e do pensamento crítico que o ser humano pode ter.
Benefícios
Como a Indústria 5.0 existe graças à Indústria 4.0, que trouxe a automação, ela utilizará os respectivos conceitos, porém aprimorados. A automação será utilizada para tarefas de fabricação, permitindo que o público possa contar com bens e serviços adaptados às suas necessidades.
Mais empregos
A Indústria 5.0 tende a gerar mais oportunidades de trabalho ao ser humano. Inclusive, diversas profissões surgirão para que o mercado se adapte a essa nova realidade.
Personalização
Como as pessoas poderão personalizar mais seus produtos, uma vez que os humanos estarão por trás do trabalho executado pelos robôs, a produção em massa dará lugar para a personalização. Resultado: experiências mais satisfatórias para os clientes.
Mudanças positivas
Não há como retroceder. A tecnologia tomou conta dos processos industriais. E a boa notícia é que o foco será na implementação de mudanças a favor dos trabalhadores e dos locais de trabalho.
Quer saber mais? Fale com a equipe da Hidrometric!
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria