Monitoramento e conectividade são fundamentais
O consumo consciente dos recursos hídricos é um grande pilar para o futuro. Ainda que 70% do planeta seja coberto de água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento do Governo Federal, 12% do total fica no Brasil, com grande extensão de água doce concentrada na Bacia Amazônica (70%). No entanto, esse percentual está sempre ameaçado, por variados motivos.
O consumo desenfreado pode trazer riscos ao abastecimento efetivo e provocar racionamentos perigosos. No setor industrial, a responsabilidade sobre os recursos hídricos é uma questão que gera interesse. Isso porque a indústria é responsável pelo consumo de quase 20% da água. É preciso economizar. É preciso buscar saídas que possam ajudar no controle da utilização da água.
Que tecnologias ajudam a economizar água?
A tecnologia é uma grande aliada ao uso consciente da água na indústria. Por exemplo, por meio de sistemas de monitoramento como os que a Hidrometric oferece. Eles trabalham para o controle dos recursos, oferecendo informações precisas minuto a minuto. Entre elas, consumo, volume, vazão, nível, pressão etc. Ou seja, dados que impactam diretamente no processo de redução do consumo para que a indústria possa tomar decisões corretas e necessárias à economia e redução de custos.
A principal ferramenta para essa viabilidade toda é a Internet. As tecnologias que auxiliam o monitoramento da água na indústria proporcionam conectividade para o seu gerenciamento. Como resultado, a indústria se mostra mais responsável e interessada na saúde do planeta. Além de ser um aspecto importante para governança (em temas como ESG, por exemplo), essa preocupação é bem-vista pelos consumidores. É exatamente isso que o público busca atualmente – organizações engajadas e responsáveis.
As ferramentas tecnológicas como as da Hidrometric, que funcionam via plataformas da Internet, são essenciais para que a indústria possa acessar informações importantes sobre as próprias operações, cuja água esteja presente. Além das informações citadas, os relatórios gerados pela plataforma trazem dados sobre níveis de reservatório ou do poço, hidrômetro, horas trabalhadas, entre outras informações pertinentes.
Conectividade em prol da economia
Essa conectividade toda ainda permite que o usuário envie comandos de liga e desliga para o sistema hídrico da empresa e tenha acesso a gráficos precisos sobre o andamento das operações.
O sistema da Hidrometric envia alertas a indústria quando há um sinal de anormalidade com o abastecimento da água na empresa. A partir daí, é possível definir melhorias para o consumo, uma vez que os dados fornecidos são precisos. O objetivo é manter o uso dos recursos hídricos dentro do padrão e metas da própria empresa.
Dicas da Hidrometric
Além de optar por tecnologias para o monitoramento e geração de dados sobre o uso dos recursos hídricos na indústria, a Hidrometric tem uma lista de medidas que devem ser tomadas para melhorar esse processo. Confira a seguir!
1. Conscientização do pessoal
É fundamental que os colaboradores sejam conscientizados sobre a importância de usar a água com responsabilidade. Todas as medidas de consumo da empresa, com foco na economia, devem ser apresentadas aos funcionários.
2. Medidas ecológicas
A empresa pode implantar medidas sustentáveis, como o reuso da água para a lavagem de pátios, descargas e jardins.
3. Chuva
A água da chuva também pode ser reaproveitada. Para isso, é preciso investir em sistemas de captação da água. A longo prazo os resultados são satisfatórios.
Essas três dicas e outras mais são essenciais para que a indústria tenha êxito na economia da água e, consequentemente, financeiro. No entanto, eles não bastam. É preciso que a empresa possa contar com tecnologias como a da Hidrometric, capazes de produzir dados concretos e precisos sobre as suas operações.
Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco e conheça todas as opções para melhorar o sistema hídrico e o consumo da sua organização.
Quer saber mais? Fale com a equipe da Hidrometric!
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria