As variações são significativas, é preciso se preparar
Segundo informações coletadas pela equipe de monitoramento da Hidrometric, as altas temperaturas trazem um aumento significativo no consumo da água, em diversos âmbitos. O calor aumenta o uso do ar-condicionado, as pessoas sentem mais sede, tomam mais banho, se sentem mais à vontade para lavar quintais etc. Ou seja, perdem o freio do consumo pela necessidade em virtude do calor.
Nos últimos tempos, as temperaturas têm ultrapassado os 30°C, o que exige cada vez mais da capacidade dos nossos reservatórios também. A análise dos dados feita pela Hidrometric mostra que o aumento do consumo nessas épocas pode ser de 20%. Tudo isso ressalta a importância de nos preparamos para a chegada das estações quentes. Medidas podem ser administradas nas épocas frias, de modo a estarmos preparados para o verão.
Entre as medidas que podem ser tomadas neste sentido está o reuso da água do chiller do ar-condicionado para atividades como descarga, lavagem de áreas verdes, pátios, jardins etc, bem como o ajuste de válvulas para maior eficiência e a troca das torneiras para equipamentos mais efetivos. Tudo isso pode ajudar a reduzir o aumento mesmo em épocas quentes, até que cheguem os períodos amenos e chuvosos – a partir de fevereiro. A saída é uma só: otimizar o consumo.
Previsões e dicas
Ao que tudo indica, teremos grandes períodos de estiagem. O crescimento da população também é uma grande possibilidade. Tudo isso contribui para a redução dos níveis dos reservatórios. Para evitar que isso aconteça, é fundamental fazer o uso consciente da água. É importante que todas as pessoas colaborem para manter o abastecimento da cidade constante.
Evitar problemas com a escassez hídrica aumenta a vida útil dos reservatórios, reduz o volume de água a ser captada e tratada, o volume dos esgotos a serem coletados e tratados e também o consumo de energia elétrica e produtos químicos. Algumas dicas podem ajudar.
1. Utilizar vassoura e balde para lavar áreas comuns (residências e empresas);
3. Dar descarga apenas quando necessário, respeitando quando houver um sistema de pressão conforme a necessidade – número 1 ou 2;
5. Lavar equipamentos com balde e pano, sem mangueira;
6. Regar o jardim da área comum pela manhã ou à noite. Isso porque em horários mais quentes as plantas absorvem a água mais rapidamente. Neste caso, a mangueira deve ser substituída também. Optar pelo regador é a melhor saída;
7. Ao usar a torneira para lavar ferramentas e utensílios, ela deve ser fechada enquanto os objetos são ensaboados. O enxágue deve ser feito todo de uma vez;
8. As indústrias devem reutilizar a água proveniente de alguns processos para descarga, limpeza do chão, etc.
9. Não jogar óleo ou demais produtos químicos na pia, ralo ou vaso sanitário. Todos eles devem ser descartados corretamente, lembrando que um litro de óleo, por exemplo, pode contaminar até 400 litros de água;
10. Os vazamentos devem ser contidos. É preciso ficar atento a isso, pois esse gargalo é um grande vilão quando se quer economizar água.
Hidrometric
Uma outra medida fundamental para economizar água, principalmente, em épocas de grande intensidade de calor é a instalação do sistema de monitoramento apresentado pela Hidrometric. A tecnologia trabalha via Internet e por meio de uma plataforma inovadora, gerando dados em tempo real sobre as condições hídricas do cliente, entre elas, volume da água, nível, vazão, pressão, etc. Por meio dessas informações, é possível compreender a melhor maneira de economizar e se preparar para épocas mais críticas.
Conheça a nossa tecnologia e se prepare para economizar. A água é um recurso valioso, merece o nosso empenho e dedicação.
Quer saber mais? Fale com a equipe da Hidrometric!
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria