As águas subterrâneas devem ser gerenciadas de maneira responsável e o seu uso deve ser consciente – a exploração excessiva deve ser evitada
A Hidrometric hoje explica o que são as águas subterrâneas, de modo que você compreenda também a importância delas para a nossa sobrevivência, uma vez que o mundo enfrenta uma grande crise hídrica. É preciso ser responsável e, acima de tudo, ter o máximo de informações.
Águas subterrâneas são aquelas encontradas abaixo da superfície terrestre. Elas ficam armazenadas em poros e fissuras constantes das rochas e sedimentos do subsolo. Ou seja, trata-se de uma porção de água que infiltra no solo, cujo acúmulo forma os aquíferos – que são camadas de rochas permeáveis, capazes de armazenar e transmitir água. Em suma, são reservatórios subterrâneos.
Águas subterrâneas: ciclo hidrológico e equilíbrio hídrico
As águas subterrâneas são fundamentais para o ciclo hidrológico. Seu nível aumenta, principalmente, pela infiltração da água da chuva, bem como pelas porções de corpos como rios e lagos. As águas do nosso subsolo são responsáveis por abastecer poços e fontes. Além disso, podem até mesmo ser descarregadas em nascentes, lagos, rios ou oceanos.
Outro papel vital das águas subterrâneas é com relação à manutenção do equilíbrio hídrico. Isso porque elas fornecem água para o uso da população, da agricultura, da indústria e também para o sustento do ecossistema – aquático e terrestre. A Hidrometric elaborou este conteúdo especial sobre águas subterrâneas este é um tema importante e é necessário realizar a manutenção dos níveis e da qualidade dessa água de acordo com a legislação brasileira.
As águas subterrâneas têm uma participação crucial no equilíbrio hidrológico e na sustentabilidade do meio ambiente. Abaixo você pode conferir as principais razões de sua relevância:
1. Abastecem a população com água potável
As águas subterrâneas são uma fonte de água potável para diversas regiões do mundo. São elas que abastecem poços e sistemas hídricos responsáveis por fornecer água para beber, cozinhar, tomar banho, irrigar plantações etc.
2. Proporcionam estabilidade para o abastecimento de água
Sim, elas são vistas como uma reserva de água estável e confiável, principalmente, em áreas onde há problemas com a seca ou precipitações irregulares. As águas subterrâneas respondem às mudanças climáticas, assim como todo o planeta e as fontes superficiais, no entanto, mais lentamente. E isso é bom para a mitigação dos impactos que as secas provocam.
3. São um alicerce para o ecossistema
As águas subterrâneas contribuem também para a manutenção dos rios, lagos, pântanos, entre outras áreas úmidas. Elas fazem isso a partir do fornecimento constante, mesmo em épocas de seca. Além disso, auxiliam no sustento da biodiversidade, pois fornecem habitats para diversas espécies da fauna e flora.
4. Estabilizam o solo
É fundamental que o solo se mantenha sempre úmido, de modo a evitar erosões em áreas mais vulneráveis. As águas subterrâneas tendem a ajudar com essa questão, dando estabilidade ao chão.
5. Beneficiam a agricultura
Elas são essenciais para a agricultura porque ajuda na irrigação em diversas regiões agrícolas, de modo que os responsáveis possam cultivar safras especiais mesmo em áreas onde os recursos hídricos superficiais são relativamente escassos ou irregulares.
6. Ajudam a regular o clima
As águas subterrâneas contribuem ainda para a regulação da temperatura, uma vez que atuam como uma fonte de água mais fria durante o calor e mais quente durante o inverno.
7. Fonte natural renovável
As águas subterrâneas devem ser gerenciadas de maneira responsável e o seu uso deve ser consciente – a exploração excessiva deve ser evitada. No entanto, se destacam por serem uma fonte renovável de água, com recarregamento pela infiltração da chuva e copos d’água.
Para se ter uma ideia do que estamos falando, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em 2021, o Brasil recebeu um volume de água, por meio da chuva, de 15,04 trilhões de m3. Um pouco menos da metade desse número se infiltrou no solo, alcançando as reservas de água subterrânea. Outra parte chegou a rios e córregos por meio do escoamento.
Extração
As águas subterrâneas são extraídas por poços, nascentes e demais locais onde os aquíferos interceptam a superfície. Aqui no Brasil, por exemplo, a maioria desse recurso vem de poços artesianos – o país tem em torno de 2,5 milhões de poços, responsáveis pela extração de 17.580 milhões de m3 de água/ano. Um alerta: apenas 12% dos poços brasileiros são licenciados pelos órgãos competentes. Por isso, a crise acaba se agravando.
O papel que esse recurso possui para o planeta em geral é vital. Precisamos das águas subterrâneas para o nosso sustento, a sustentabilidade do planeta, a segurança hídrica e a manutenção do ecossistema.
A Hidrometric convida sua empresa a gerenciar com responsabilidade os seus recursos, realizando o monitoramento do uso da água, de modo a preservar os nossos estoques hídricos.
Quer saber mais sobre este e outros cases da Hidrometric? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria