A melhor saída é optar por sistemas avançados
Medir o pH da água é uma prática fundamental para todos os contextos que envolvem o uso desse recurso – doméstico, industrial, rural, laboratorial, etc. Porém, infelizmente, as pessoas cometem uma série de erros que são comuns neste processo.
Estes equívocos podem comprometer a precisão e a confiabilidade das medições e do monitoramento da água. A Hidrometric selecionou os principais erros na medição do pH para alertar sobre como realizar essa medição adequadamente. Confira!
1. Calibração inadequada
Todo equipamento de medição, inclusive de pH, deve ser calibrado com efetividade. Os medidores destinados aos recursos hídricos devem ser calibrados regularmente. E isso, muitas vezes, não acontece porque pode gerar custos e demanda tempo. Resultado: normalmente, as leituras são imprecisas. O problema com a calibração é um dos mais comuns. Nestes casos, a interpretação acaba sendo equivocada e o pH desregulado tende a prejudicar as atividades que necessitam de água.
2. Amostras contaminadas
Você consegue detectar a presença de substâncias estranhas nas amostras de água coletadas para a medição do pH? Saiba que pode conter resíduos químicos ou sujeiras que alteram a água e sua viabilidade. Quem não garante que as amostras coletadas sejam armazenadas corretamente (em recipientes limpos), não evita a contaminação durante o processo. Mais um ponto que exige um trabalho minucioso e qualquer erro pode prejudicar todo o processo.
3. Tempo inadequado para a resposta
Muitos medidores de pH oferecidos pelo mercado apresentam tempo de resposta muito lento. Isso quer dizer que as leituras podem demorar para se estabilizar. Muita gente acaba agitando a sonda do medidor na amostra de água para acelerar o tempo de resposta, no entanto, o valor final registrado nem sempre é preciso.
4. Variação de temperatura
Você sabia que o pH da água pode variar com a temperatura? Muita gente não sabe e comete erros por isso. É fundamental que as medições sejam realizadas em temperaturas consistentes. Outra opção é fazer a correção dessa temperatura, porém é preciso ter um medidor equipado com compensação automática e, mesmo assim, garantir sempre que essa função esteja ativada e funcionando perfeitamente.
5. A amostra não deve ser agitada em excesso
Quem tem o costume de agitar a amostra coletada antes de realizar a medição precisa se atentar a fazer isso da maneira correta e apenas o suficiente. Do contrário, a leitura será prejudicada porque não haverá homogeneidade na distribuição dos íons.
6. Eletrodos devem ser armazenados adequadamente
Os eletrodos dos medidores de pH são sensíveis e, por isso, devem ser armazenados corretamente. É trabalhoso, mas só assim será possível garantir a integridade e precisão dos instrumentos. Caso contrário, a medição será prejudicada.
7. Interferências químicas
Quem não toma medidas adequadas para eliminar compostos presentes na água, acaba tendo interferência na medição do pH. Porém, nem sempre é fácil estar ciente da presença desses corpos estranhos. Somente com um monitoramento adequado, soluções de tratamento de amostras, etc, é possível resolver tal situação.
Como evitar erros e problemas na medição do pH?
Os erros acontecem por falta de tempo, acuidade, equipamentos e informações do disponível. Medir o pH da água é fundamental para garantir resultados precisos e confiáveis às atividades desempenhadas por uma empresa. Também, para a tomada de decisões em uma variedade de contextos que compreendem desde o monitoramento ambiental e o uso industrial até mesmo o tratamento dos recursos hídricos para o consumo doméstico.
Em vez de desperdiçar os recursos da sua empresa (inclusive a mão de obra) para os cuidados com a água, a exemplo da medição do pH, você pode contratar uma empresa especializada neste serviço.
A Hidrometric, por exemplo, oferece um sistema de monitoramento online (via IoT), cuja plataforma armazena dados em tempo real e sem pausas, e fornece aos responsáveis para as melhores tomadas de decisão. Nenhuma informação passa despercebida pelo nosso sistema e os dados coletados são 100% precisos. Nosso sistema é o mais avançado do mercado e os relatórios fornecidos são personalizados. O pH é medido com efetividade e as informações podem ser trabalhadas com o máximo de segurança possível.
Entre em contato conosco e conheça os benefícios do nosso sistema.
#agua #crisehidrica #sustentabilidade #economia #gestao #iot #meioambiente #telemetria