IoT permite coleta e análise de dados para tomar decisões mais ágeis e eficientes
A gestão dos recursos hídricos deve ser feita com eficiência para garantir economia de custos, sustentabilidade e eficiência operacional. Para garantir essa eficiência o uso da Internet das Coisas (IoT) é fundamental.
Com o avanço da tecnologia e o uso da IoT em diferentes processos que compreendem o uso de recursos como a água, é possível otimizar o consumo, melhorar o monitoramento e trabalhar com soluções mais responsáveis com relação ao meio ambiente.
IoT na gestão de recursos hídricos
Já falamos rapidamente aqui no blog da Hidrometric sobre o que é IoT. Basicamente, é a conexão de dispositivos físicos (medidores, sensores, câmeras) à Internet. Juntas, essas ferramentas coletam e transmitem dados em tempo real para possibilitar uma análise detalhada das variáveis. No caso da gestão dos recursos hídricos, é possível monitorar remotamente tais informações e utilizá-las para uma melhoria contínua da produtividade.
Por exemplo, com a tecnologia IoT, uma empresa consegue, além de controlar o uso da água, verificar o abastecimento, detectar vazamentos e identificar desperdícios, entre outras situações que possam impactar suas operações.
Aplicações de IoT na gestão de recursos hídricos
São diversas as vantagens de optar pela IoT no monitoramento hídrico. Entre elas, temos a segurança dos dados, análise efetiva dos processos, aumento da produtividade, eficiência na gestão, etc. A tomada de decisão é baseada em dados, é possível prevenir crises hídricas, entre outros pontos importantes.
Mas, como as aplicações da IoT na gestão de recursos hídricos podem ser usadas e contribuir com a eficiência das empresas?
1. Monitoramento da qualidade da água
A gestão hídrica compreende diversos tópicos e um dos principais é a qualidade da água. A IoT oferece eficiência no monitoramento real dos parâmetros que determinam a condição dos recursos hídricos. Por exemplo, o pH, a turbidez, os níveis de oxigênio, a temperatura e até mesmo uma possível presença de substâncias tóxicas.
Isso é feito por meio de sensores implantados em pontos estratégicos, os quais enviam dados em tempo real para a tomada de decisões rápidas. O objetivo é garantir potabilidade e prevenir contaminações, o que poderia comprometer uma produção inteira.
2. Controle de vazamentos
Os vazamentos são a principal causa de desperdícios de água e, consequentemente, do aumento de custos. Normalmente, realizar o monitoramento da água para a detecção da vazão pode ser, sim, um processo demorado, caro e até mesmo ineficiente. No entanto, com sensores via IoT o cenário é outro.
Com facilidade e efetividade, é possível controlar a pressão e o fluxo da água, de modo a verificar continuamente a sua distribuição. Inclusive, saber quais são os processos que mais utilizam o recurso e se há um desperdício. Quando algum tipo de gargalo é identificado, o sistema mostra-o em tempo real, por meio de uma plataforma online. Assim, a empresa consegue solucionar rapidamente o problema, reduzindo desperdícios e problemas operacionais.
3. Otimização dos sistemas de irrigação
Muitas empresas dependem de sistemas de irrigação, principalmente, as que atuam no setor agrícola. A IoT pode garantir que a irrigação seja eficaz, sem excessos ou falhas, de modo a controlar o consumo e melhorar a produtividade. Além disso, organizações que já possuem sistemas de reuso de água, por exemplo, conseguem integrar a IoT para otimizar tal processo.
Ou seja, é possível instalar sensores para monitorar a qualidade da água reutilizada, de modo a garantir que ela esteja apta para a reutilização em diferentes processos, como a própria irrigação, limpeza e produção. Com isso, existe uma redução considerável no consumo primário da água, bem como uma gestão mais sustentável e eficiente.
4. Análise preditiva
Além de coletar dados, as empresas que utilizam a tecnologia IoT conseguem analisá-los para se antecipar aos problemas, prever picos de consumo e ajustar os processos com antecedência, principalmente, em épocas de maiores demandas.
5. Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa
O mercado cobra cada vez mais que empresas tenham responsabilidades com relação ao meio ambiente e à sociedade. Isto significa que, com a implementação da IoT para a gestão dos recursos hídricos, é possível contribuir com o atendimento dessas exigências. A empresa pode gerar relatórios e ser cada vez mais transparente, mostrando ao seu público que tem compromisso com o planeta. Lembrando que a pegada hídrica tem sido cada vez mais valorizada a nível global.
A IoT apresenta um potencial enorme para a gestão efetiva dos recursos hídricos. A Hidrometric possui uma infraestrutura especial para a instalação de sensores inteligentes de monitoramento via IoT, para a coleta e análise de dados em tempo real. Tudo da maneira mais simplificada possível. Relatórios são emitidos e fáceis de serem analisados por meio de uma plataforma.
Optar pela tecnologia IoT coloca a sua empresa no cerne da evolução. Ela pode caminhar rumo a eficiência, sustentabilidade e economia, num mundo cada vez mais atento ao uso correto da água. Fale com nossos especialistas e descubra ainda mais vantagens.