
“Hoje, qualquer empresa pode se beneficiar do monitoramento, seja de água, energia, temperatura ou pressão”, explica o especialista
A Hidrometric foi fundada em 2019 (antes com o nome de Apex Soluções) por Guilherme Martins, a partir de uma demanda do mercado pelo monitoramento remoto dos recursos hídricos. Esta é uma atividade que não pode sofrer com falhas, pois impacta fortemente nos custos das empresas. Guilherme se especializou na utilização de recursos a partir da inteligência de tecnologias como a IoT (Internet das Coisas), para ampliar a sua jornada no mercado e vencer desafios. Também, para atender às empresas em suas necessidades cada vez mais relevantes no que diz respeito ao consumo da água.
A entrevista abaixo destaca a trajetória de Guilherme, formado em gestão ambiental, até aqui. E como ele e sua equipe conseguiram ampliar o know-how da Hidrometric em seu ramo de atuação, partindo de experiências anteriores. A expertise do CEO trouxe diferenciais à empresa, entre os quais, um suporte consultivo e especializado aos clientes.
Veja como Guilherme e a Hidrometric seguem focados em levar inovação para o mercado, com um olhar atento para o controle e a gestão dos recursos hídricos. Tudo isso utilizando uma plataforma IoT, que atua com segurança e efetividade. Segundo o CEO, o trabalho da empresa promete ser ainda mais transformador nos próximos anos.
Antes de inaugurar a Hidrometric, você já possuía experiência no setor de monitoramento hídrico?
Guilherme Martins: Não, minha experiência anterior foi como gestor de operações em uma empresa que atuava com tratamento de água e poço artesiano. Na época, o monitoramento online ainda era algo mais restrito. Porém, foi nessa experiência que comecei a ganhar conhecimento na área de recursos hídricos e, especialmente, em poços artesianos.
Como identificou que o monitoramento era uma oportunidade ou que o mercado era carente desse tipo de serviço?
GM: Identifiquei a oportunidade a partir de uma demanda de um cliente específico. Ele queria saber, de hora em hora, como o abastecimento da água se comportava. A partir disso, comecei a estudar as tecnologias IoT e como poderíamos aplicá-las de forma mais eficiente e assertiva.
O que o motivou a fundar a Hidrometric?
GM: O que me motivou foi a falta de uma gestão adequada dos recursos hídricos dentro das indústrias, comércios, hospitais etc.
Qual lacuna do mercado mostrou-lhe a importância dos serviços da Hidrometric?
GM: A água, um recurso essencial, era muitas vezes negligenciada, sendo tratada apenas quando havia problemas. No início, até buscamos clientes para gestão de energia, que, naquela época, tinha mais atenção dentro das empresas.
Quais empresas ou setores produtivos precisam de cada tipo de monitoramento?
GM: Hoje, qualquer empresa pode se beneficiar do monitoramento, seja de água, energia, temperatura, pressão, etc. Por exemplo, uma empresa que usa água como 80% do seu produto final pode ter uma setorização para entender o que, de fato, consome em cada linha de produção.
Empresas com poços precisam de medidas especiais?
GM: Elas devem reportar informações para órgãos como DAEE, ANA, CETESB, e nosso sistema atende 100% essa demanda. No agronegócio, por exemplo, podemos monitorar temperatura de solo, índice pluviométrico e muitos outros parâmetros.
Como os clientes se beneficiam com os serviços da Hidrometric?
GM: Atualmente, oferecemos aproximadamente 600 pontos monitorados para a nossa cartela de clientes, incluindo água, energia, temperatura, pressão, entre outros.
Qual é o maior desafio quando se fala em monitoramento no mercado brasileiro?
GM: O maior desafio é mostrar a importância do controle em tempo real, especialmente em relação à água, nossa principal especialidade. Muitas vezes, o foco das empresas está apenas no preço, sem entender o valor de gerenciar os recursos hídricos. Como o monitoramento via IoT é algo relativamente novo, existe certa resistência à sua aplicação.
Como a Hidrometric enfrenta esse desafio?
GM: Enfrentamos esse desafio com nossa expertise em gestão de recursos hídricos e IoT, sempre oferecendo assessoria personalizada, instalação e manutenção de alta qualidade. Priorizamos a transparência e a qualidade na entrega de cada serviço, utilizando equipamentos de primeira linha e suporte online especializado.
Quais são os planos da Hidrometric para 2025?
GM: Em 2025, nosso plano é ampliar o número de pontos e recursos monitorados, integrar ainda mais a tecnologia IoT nas empresas e mostrar o valor do controle em tempo real para a tomada de decisão. Queremos também integrar novos equipamentos à nossa plataforma. A inovação é o nosso principal objetivo para o ano vigente. Está tudo planejado!